Antonio Fernandes

Navegando pela vida…

Somos instrumentos de Deus

O Espírito Santo age em nossas vidas de maneira sutil e grandiosa, colocando-nos diariamente em situações em que somos chamados a ser a presença viva de Jesus Cristo para nossos irmãos. A cada dia, temos a oportunidade de servir e, com isso, sermos instrumentos da vontade divina. Essas oportunidades são dons que devemos abraçar com o coração aberto, permitindo que o amor de Deus flua por meio de nós.

No primeiro caso, saindo de um restaurante, agradeci pela graça de poder almoçar em família, por minha esposa, pela saúde dos meus pais etc. Pedi ao Senhor que me iluminasse, que me tornasse um cristão melhor, um instrumento da Sua vontade.

Enquanto voltava ao carro, com uma quentinha nas mãos, uma família se aproximou pedindo o alimento. Sem hesitar, ofereci o que levava. Eles abriram a quentinha e começaram a comer rapidamente. Era risoto de camarão. A felicidade estampada no rosto do menino encheu meu coração de alegria e, naquele momento, percebi que Deus havia acabado de responder minha recente prece.

Ele me deu a oportunidade de ser um canal do Seu amor e essa é a verdadeira graça: servir ao próximo com o que temos, mesmo que seja simples e inesperado.

No segundo caso, hoje, ao sair da Santa Missa, cheio da presença do Espírito Santo, fui abordado por um irmão em situação de mendicância. Ele estava agressivo, gritando em nossa direção.

Mas, em paz, senti a presença do meu Anjo da Guarda ao meu lado, e, sem medo, simplesmente fiquei ali, olhando para ele e pedindo a Deus, em silêncio, que iluminasse sua vida.

Mesmo diante de suas agressões e insultos, mantive a calma e, com uma face serena, pedi para ele aceitar Jesus Cristo em sua vida, reconhecendo-O como seu Salvador. Milagrosamente, ele se acalmou e foi embora. Continuei rezando por ele, feliz por saber que aquele momento foi mais uma chance de ter sido um instrumento de Deus, que não deixei passar.

Esses dois momentos me fazem refletir sobre como Jesus está ao nosso lado o tempo todo. Porém, é necessário abrirmos o coração e aceitá-Lo verdadeiramente, para que possamos ser Seus instrumentos neste mundo.

Cada dia traz novas oportunidades de servir aos nossos irmãos, de sermos a mão estendida de Deus, mesmo em situações inesperadas. Situações nas quais o senso comum aceitaria uma reação não cristã.

Que possamos todos viver essa semana com o coração aberto ao chamado do Senhor, sendo luz e sal para o mundo, transmitindo a paz de Cristo e o amor de Maria. Sejamos instrumentos de Deus em cada oportunidade que Ele nos oferece. Abençoada semana a todos!

Rio de Janeiro, 20 de outubro de 2024.

Antonio C Fernandes S F

Deixe um comentário